quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A face da irresponsabilidade

Para Lula, promessas de Serra são irresponsáveis

Reuters
20 de outubro de 2010 16:06

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou o adversário de sua candidata na corrida presidencial, José Serra (PSDB), de agir de forma irresponsável ao fazer promessas que, na sua opinião, o tucano não vai cumprir.
"Os cidadãos, homens ou mulheres, ninguém pode ser irresponsável porque está disputando uma eleição. Ninguém pode prometer aquilo que sabe que não vai fazer e ninguém pode ficar tentando leiloar o país em época de eleição", disse Lula a jornalistas nesta quarta-feira.
Serra tem prometido aumentar o salário mínimo de 510 reais para 600 reais no ano que vem, conceder o equivalente a um décimo terceiro salário para os beneficiados pelo Bolsa Família, além de um reajuste de 10 por cento para os aposentados.
Lula ressaltou que o seu governo tem uma proposta de recuperação do mínimo até 2023. O presidente também cobrou explicações de Serra sobre sua intenção de mudar a política econômica, como o tucano afirmou genericamente na véspera no Rio de Janeiro.
"Quando você tem um adversário político que está fazendo a quantidade de promessas que ele sabe que não vai cumprir, porque não as cumpriu quando foi governo, quando você tem um candidato que de forma irresponsável começa a dizer que vai mudar toda a política econômica, ele tem que explicar ao povo brasileiro o que significa mudar essa política econômica num momento em que o Brasil serve de exemplo ao mundo", afirmou Lula.
"Você não pode agir com irresponsabilidade sem saber os efeitos de uma declaração dessa, que certamente não agradou nem a assessoria dele", completou.
Além de alfinetar Serra, o presidente partiu para a defesa de sua candidata, Dilma Rousseff (PT). Classificou as mensagens que têm circulado em panfletos e na Internet contra a petista de "difamação" e conferiu a responsabilidade por essas informações à parte dos tucanos.
"Eu que fui candidato, eu que fui acusado, que fui difamado, eu nunca tive coragem de dizer contra os meus adversários 10 por cento do que a hipocrisia de uma parte dos tucanos está dizendo da Dilma", disse o presidente.
As mensagens distribuídas pela rede ou em papéis desaconselham o voto em Dilma, atribuindo à candidata posições favoráveis ao aborto, à legalização da prostituição e contra as liberdades religiosa e de imprensa.
Segundo o presidente, a Polícia Federal investiga um serviço de telemarketing, que estaria disseminando informações contra a candidata do PT por telefone.
"É só vocês verem o que está acontecendo nos telefones pelo Brasil afora", sugeriu. "A continuar esse ritmo das coisas que estão acontecendo, nós vamos ter a campanha do mais baixo nível da história desse país."
Sobre a subida de tom na campanha à Presidência, Lula defendeu que haja agressividade no discurso, mas sem "baixo nível".
"Um jogador que quer disputar um título mundial, ele não vai ficar rebolando dentro de campo. Ele vai jogar para marcar gol. Ele vai tirar a bola do adversário", comparou.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Fonte: http://br.eleicoes.yahoo.net/noticias/4299/para-lula-promessas-de-serra-s-o-irrespons-veis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário